Audiência pública debate Optometria e saúde ocular na Câmara de Vereadores em Curitiba (PR)

Sumário

Audiência pública debate Optometria. A Atenção Primária à Saúde Visual no Município de Curitiba, foi tema de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (18). Autoridades, parlamentares e mais de 100 profissionais lotaram o auditório do anexo dois da casa, onde debateram a melhoria da qualidade em atendimento visual primário através da promoção da Optometria.

A iniciativa da audiência foi do vereador Osias Morais (Republicanos), e contou com a presença na mesa de debate, do presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado do Paraná, Carlos E. S. Winnikes, e de representantes do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, e do Conselho Regional das categorias em Santa Catarina, e do deputado federal Aroldo Martins (Republicanos), que atualmente lidera a Frente Parlamentar da Optometria no país esteve presente na mesa onde fez uma saudação aos presentes.

Martins ainda destaca que a frente parlamentar de defesa da área está trabalhando para que uma legislação que regulamente a atuação dos profissionais seja aprovada no Congresso Nacional, mas alerta para a importância da mobilização dos conselhos e da categoria. “O processo de criação de leis é moroso, mas necessário, por isso agora é importante também focar no fortalecimento das instituições de representação da classe”, disse. Já o vereador Osias Moraes, proponente da audiência, relata que quase a totalidade dos municípios brasileiros sofre com a falta de profissionais no atendimento em saúde visual. “Já sofremos enormes prejuízos de ordem humana, social e econômica. É importante que se debata a qualidade da atenção primária à saúde visual e que seja possível promovê-la através do reconhecimento da Optometria”, disse.

REGULAMENTAÇÃO E ACESSO

Um dos temas debatidos pela audiência foi a carência da presença de profissionais Optometristas no atendimento à população dentro o Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba, o que tornará o atendimento mais eficiente. De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Paraná (CROO-PR), Franklin Kerber, a falta do optometrista em postos de saúde por exemplo, prejudica os próprios pacientes que precisam de tratamento. “O custo para manter um médico oftalmologista numa posição de Atenção Primária à Saúde é muito alto. Não se vê médicos oftalmologistas em unidades básicas de saúde, ou atuando em programas de prevenção e promoção de saúde ocular nas escolas, por exemplo”, aponta. Kerber cita como uma ”insensatez” o atual quadro, e que o mesmo ”gera custos maiores e ignora totalmente a capacidade do optometrista de fazer seu trabalho de forma atuante e mais próxima visando a prevenção de doenças”, afirma.

Presente na mesa, o Assessor Jurídico do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), Fábio Cunha, assegura que os argumentos contrários a atuação dos profissionais formados em Optometria no país são baseados no medo e no desconhecimento. “Eles confundem a formação optometrista, com o óptico (profissional responsável por fabricar os óculos), e esquecem que o profissional optometrista passa por 4 a 5 anos de bacharelado, e que ele aprende a identificar os sinais das patologias que envolvem o sistema ocular”, explica.

ENTIDADES E UNIÃO

Sabendo da necessidade de representatividade e união da categoria, o presidente do Conselho Regional de Optica e Optometria do Estado do Paraná (CROO-PR), Carlos E. S. Winnikes, citou que metas para o futuro da instituição, é manter a aliança feita com outros conselhos paritários de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Fizemos aliança com os outros dois conselhos regionais do sul, que estão fazendo um trabalho fantástico na organização da profissão com auxílio do Ministério Público, vamos trocar experiências para que possamos agir em bloco”, relata.

OPTOMETRIA: ENXERGUE ESTA CAUSA!

Em um dos belos momentos do encontro, um vídeo feito pelo CROO-PR foi exibido aos presentes com relatos de pacientes de optometristas e como essa ciência os auxiliou a terem maior qualidade de vida. Confira:

*Gabriel Carriconde / ASCOM / GCM Assessoria e Consultoria em Mídia

CROO-pr